A nova tecnologia FidelityFX SR da AMD (FSR) anunciada esta semana despertou interesse de sua rival Intel pelas suas características abertas e, claro, por utilizar código open source.
Durante a recente apresentação da AMD na Computex 2021, a tecnologia FidelityFX SR (FidelityFX Super Resolution ou FSR) despertou interesse da Intel conforme afirmado por ninguém menos que Raja Koduri.
No Twitter, em uma resposta a Kyle Bennett, Raja Koduri confirmou que a Intel já está pensando em dar ao FSR uma chance nas próximas GPUs baseadas em Xe-HPG (essas serão as novas GPUs de jogos DG2 da Intel), Koduri diz que tentará se alinhar com abordagens abertas, como o AMD FSR, já que será lançado sob a licença do MIT.
Estamos Definitivamente olhando para isso – os recursos de DL (Deep Learning) da arquitetura Xe HPG são voltados para atingir melhor qualidade e desempenho. Nós Definitivamente tentaremos alinhar com abordagens abertas para facilitar o trabalho dos ISVs (independent software vendor ou parceiros)..
Raja M. Koduri – arquiteto-chefe e vice-presidente sênior da divisão de arquitetura, gráficos e software da Intel
Como a tecnologia AMD FSR não depende de I.A. (Inteligência Artificial), vetores de movimento ou buffers específicos para analisar e melhorar a performance, não será necessário hardware específico para suportar a tecnologia, ao contrário da solução DLSS da Nvidia.
Em princípio qualquer GPU com suporte a APIs Directx12, Directx 11 ou Vulkan é compatível, ou seja, é esperado que as futuras (e recentes) soluções gráficas da Intel sejam suportadas.
Até o momento, a NVIDIA não fez comentários sobre a nova tecnologia da AMD, o que é compreensível já que a revelação oficial ocorrerá em 22 de junho. A AMD não confirmou quais jogos oferecerão suporte à tecnologia no lançamento, com exceção de Godfall que foi utilizado como demonstração da sua tecnologia na Computex 2021.
Fonte: VideoCardz