Rumor: novas Geforce RTX Série 30 com proteção contra a mineração

NOVAS GEFORCE RTX SÉRIE 30 COM PROTEÇÃO CONTRA A MINERAÇÃO

A Nvidia quer demonstrar ao mercado que não se deu por vencida. Após a mentira deslavada que as novas Geforce RTX 3060 eram bloqueadas de diversas maneiras contra a mineração, e um “acidental” vazamento de driver da própria empresa provando o contrário, parece que ela vai lançar novas revisões de suas placas de vídeo para gamers com novos recursos que impedirão o uso por mineradores de Ethereum.

Parece que a Nvidia está supostamente preparando novas placas de sua arquitetura Ampere, como os modelos RTX 3060, RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 munidos de novas revisões dos chips com o único foco no bloqueio para mineração:

ModeloRevisão AtualNova Revisão
GeForce RTX 3090GA102-300GA102-302 / 202
GeForce RTX 3080GA102-300GA102-302 / 202
GeForce RTX 3070GA104-300GA104-302 / 202
GeForce RTX 3060GA106-300GA106-302
Supostas novas revisões da linha RTX 30.

Claro que temos que receber esta nova notícia com uma gota de limão dentro do nariz, pois tanto a Nvidia quanto a AMD estão ganhando toneladas de dinheiro com os mineradores e provavelmente vão bater recordes de faturamento, mesmo em um ano de crise global por causa da pandemia de Covid.

As empresas poderiam estabilizar esta demanda surreal de GPUs por mineradores com o simples lançamento de placas com performance e preços competitivos voltados somente para os mineradores… Ops! Parece que a Nvidia já fez isso com sua “incrível” linha de placas “CMP“, que possuem relação de custo-benefício piores que placas para games e sequer são divulgadas para a empresa. Papo pra boi dormir… ou seja, uma mentira atrás da outra, somente para tentar manter uma imagem de boazinha.

O mercado de gpus para gamers sofrerá uma revolução nos próximos dois a três anos.

Segundo nossa bola de cristal e usando técnicas sherlockianas de dedução.

Quando esta onda de mineração acalmar e toda esta demanda doida por GPUs normalizar, aí é que a onça vai beber água: a Intel já vai estar competindo, a AMD já comeu muito arroz com feijão e diminuiu a diferença de performance para as RTX. Sem contar com novas plataformas online de streaming (Google Stadia, Microsoft xCloud, Amazon Luna, Playstation Now e etc.) que não requerem a necessidade de comprar uma placa de vídeo para games e vão estar muito mais consolidadas.

A Nvidia sabe que o mercado será muito mais concorrido e seu modelo atual de cobrar a cada geração mais caro por menos não vai mais funcionar. O mesmo vale para a AMD.

Que elas corram para os braços dos inescrupulosos mineradores (que estão numa fogosa relação amorosa atualmente) ou façam como a IBM e se voltem para o mercado corporativo, científico e etc., mas é hora deste oligopólio atual acabar e parar de atrasar a evolução tecnológica e acesso de mais gamers e empresas para este mercado.

Por enquanto vamos nos contentar com as soluções que as empresas atuais oferecem que sequer estão disponíveis para venda. E tinha gente que reclamava de 2020…

Anterior
CYBERPUNK LANÇA NOVO HOTFIX Nomore

Cyberpunk 2077 recebe nova Atualização: Hotfix 1.21

Próximo
Nokia 5.4 Nomore

Novo celular Nokia 5.4 chega ao Brasil

Relacionados