A gigante de pesquisas e detentora da Internet (leia-se Google) foi acusada pelo grupo Nyob de instalar ilegalmente e sem consentimento do usuário um código de rastreamento em todos os celulares que utilizam Android neste vasto planetão.
O grupo, fundado pelo ativista Max Schrems, instigou uma nova reclamação sobre o uso do Android Advertising ID (AAID) pelo Google para rastrear usuários.
“Embora esses rastreadores claramente exijam o consentimento dos usuários, o Google negligencia esse requisito legal.”
Segundo o grupo Noyb
A ferramenta de publicidade Android do Google é alvo de uma reclamação na França do ativista de privacidade Max Schrems, acusando a gigante da tecnologia de violar as regras da União Europeia ao não obter o consentimento dos usuários.
O software do Google cria um identificador de publicidade nos telefones das pessoas sem que elas saibam, disse o Noyb, em um comunicado na última quarta-feira (07). A reclamação foi apresentada ao órgão de proteção de dados francês CNIL.
Maioria dos cidadãos da União Européia é afetada.
Atualmente, existem cerca de 450 milhões de telefones celulares ativos na União Europeia. Destes, cerca de 306 milhões usam Android. Considerando que quase todos esses telefones Android usam o rastreador AAID, pode-se ter uma impressão da extensão desse rastreamento…
“Imagine ter um pó colorido em seus pés e mãos que marca cada passo e ação: tudo que você toca dentro do ecossistema móvel. E você não pode removê-lo – você só pode alterá-lo para uma cor diferente. É disso que se trata o Android Advertising ID – um rastreador que marca todas as suas ações dentro e fora do ecossistema móvel. ”
Stefano Rossetti, advogado de privacidade do grupo Nyob
Apesar de a maioria da população brasileira não se preocupar com a privacidade dos seus dados (ou ainda não ter noção da sua importância), como você encara a notícia de que o Google é o maior Big Brother da história?
Fonte: Nyob