Após a última grande atualização do Windows 10 em outubro do ano passado (20H2), muita gente aguarda ansiosamente a atualização programada para este mês, mas trazemos más notícias, infelizmente.
A Microsoft anunciou que a atualização altamente antecipada do Windows 10 21H1 – agora oficialmente chamada de atualização de maio de 2021 – está sendo finalizada para lançamento. Espera-se que ela atinja os principais usuários do Windows 10 no mês que vem.
Normalmente, atualizações anuais denominadas xxH1 são voltadas para apresentação de novos recursos e mudanças mais profundas no sistema operacional. Já as atualizações xxH2 eram normalmente menores e, basicamente, consolidavam e corrigiam os recursos implementados na versão H1. Agora, caro léctor, as coisas inverteram e esse é o novo normal para a Microsoft.
O Windows 10, codinome Sun Valley (ou 21H2), será a grande atualização com mudanças significativas na experiência do usuário.
Fonte: Microsoft
Mas o que de fato a atualização de maio de 2021 (21H1) trará de novo? Devido à pandemia, o trabalho remoto aumentou absurdamente e é aí que a Microsoft decidiu focar nesta atualização. Ela traz alguns novos recursos para este perfil de uso (para alegria dos profissionais de TI). Mas antes vamos mostrar o que mais se destaca para usuários comuns, ou seja, você, caro léctor:
Suporte para várias câmeras do Windows Hello
O Windows 10 21H1 agora oferece suporte a uma webcam externa equipada com infravermelho para autenticação do Windows Hello.
Suporte para uma segunda câmera de reconhecimento de rosto é bem-vindo porque, com mais pessoas trabalhando em casa e usando laptops com monitores grandes, as câmeras embutidas usadas para Hello geralmente estão no lugar errado para logons rápidos. Câmeras de profundidade agora são alternativas acessíveis para webcams tradicionais e podem ser facilmente colocadas em cima de telas adicionais para videoconferência, bem como autenticação Hello.
Quando você adiciona uma segunda câmera Hello a um laptop com Windows 21H1, ela é automaticamente selecionada como padrão. Dessa forma, sua câmera montada no monitor estará disponível para login assim que você reiniciar.
Adeus edge velho, Feliz Edge novo…
A atualização 21H1 removerá o navegador Edge original do Windows deixando apenas a nova versão do Edge baseado em Chromium o que é coerente já que a Microsoft encerrou o suporte para o Edge mais antigo em março de 2021.
Pronto, fora estas duas (nada supreendentes mudanças) basicamente veremos correções de bugs existentes, alguns patchs de segurança e uma outra melhoria de performance. Decepcionante, non?
As atualizações voltadas ao meros mortais acabam por aqui. A partir de agora o conteúdo é mais voltado para profissionais de TI:
As principais atualizações são voltadas para o mercado corporativo
Devido às restrições impostas pela pandemia a Microsoft mudou sua filosofia e as prioridades de desenvolvimento de melhorias e atualizações do seu sistema operacional. O foco agora é otimizar os recursos de quem trabalha remotamente, melhorar a segurança e o gerenciamento.
Melhoria no desempenho do WMI Group Policy Service para trabalho remoto. Basicamente o WMI (Windows Management Instrumentation) permite scripts ou aplicativos voltados para automatizar tarefas administrativas em computadores remotos. Com a melhoria no desempenho não será mais necessário o uso de ferramentas MDM para gerenciamento de dispositivos.
Microsoft Defender Application Guard
Essa é uma novidade muito interessante implementada pela Microsoft, o Microsoft Defender Application Guard é uma poderosa ferramenta de segurança com abordagem de isolamento de hardware.
Para o Microsoft Edge, o Application Guard ajuda a isolar sites não falsos definidos pela empresa, protegendo-a enquanto seus funcionários navegam na Internet. Como administrador corporativo, você define o que deve ser listado como sites, recursos de nuvem e redes internas confiáveis. Tudo o que não consta na sua lista será considerado não confiável. Se um funcionário for para um site não falso por meio do Microsoft Edge ou do Internet Explorer, o Microsoft Edge abrirá o site em um contêiner isolado habilitado para Hyper-V.
Para Microsoft Office, o Application Guard ajuda a impedir que arquivos não confiáveis do Word, do PowerPoint e do Excel acessem recursos confiáveis. O Application Guard abre arquivos não confirmados em um contêiner habilitado para Hyper-V isolado. O contêiner Hyper-V isolado é separado do sistema operacional host. Esse isolamento de contêiner significa que, se o site ou arquivo não falso for mal-intencionado, o dispositivo host será protegido e o invasor não poderá chegar aos dados da empresa. Por exemplo, essa abordagem torna o contêiner isolado anônimo, para que um invasor não consiga acessar as credenciais corporativas do funcionário.
Enfim, o Windows 10 21H1 (ou may 2021 update) pode ser bem decepcionante para muitos, mas qualquer atualização é melhor do que nenhuma. Aguardemos que no fim do ano a Microsoft consiga nos supreender com o Windows 10 21H2.