O Departamento do Tesouro dos EUA está preocupado com a possibilidade de indivíduos ricos usarem o setor amplamente não regulamentado para evitar impostos e disse que deseja que grandes transferências de cripto-ativos sejam relatadas às autoridades.
O chefe do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, alertou que as criptomoedas representam riscos para a estabilidade financeira e que uma regulamentação maior está em andamento.
A criptomoeda mais popular, o Bitcoin, caiu 30 por cento no último dia 19 depois que a China anunciou novas restrições ao setor. Se os EUA seguirem o exemplo, isso pode ser uma notícia terrível para a indústria que atualmente está sendo administrada como um esquema Ponzi para enriquecimento rápido… e ilícito!
Powell disse que o problema não é a tencologia utilizada, já que o próprio Fed está pensando em adotar uma moeda digital própria, mas a forma como está sendo administrada pela indústria é preocupante.
Ao mesmo tempo em que destaca os benefícios potenciais dos avanços na tecnologia financeira, Powell disse que as criptomoedas, stablecoins e outras inovações “também podem acarretar riscos potenciais para esses usuários e para o sistema financeiro em geral”.
O Tesouro também sinalizou riscos de criptomoedas, incluindo oportunidades para indivíduos ricos moverem ativos tributáveis para o setor de criptografia em grande parte não regulamentado afim de esconder ganhos.
À medida que a tecnologia avança, “também devemos prestar atenção à estrutura regulatória e de supervisão apropriada. Isso inclui prestar atenção às inovações de pagamentos do setor privado que atualmente não estão dentro dos arranjos regulatórios tradicionais aplicados a bancos, firmas de investimento e outros intermediários financeiros.”.
Porém ele observou que “até o momento, as criptomoedas não têm servido como uma forma conveniente de efetuar pagamentos, devido, entre outros fatores, às oscilações de valor”.
Apesar de todo o discurso, parece que o futuro do uso das criptomoedas e toda a estrutura de mercado especulativa criada em volta dela está em cheque.